Informativo Quinzenal

Buscar

PROJETO INTEGRADOR: RETENHA O SEU ALUNO AO APROXIMÁ-LO DOS PROBLEMAS REAIS, DANDO SENTIDO ÀQUILO QUE


Compartilhe:

Normalmente as Instituições de Educação Superior – IES trabalham os cursos de graduação dividindo-os em conteúdos dentro de disciplinas, ou seja, o aluno vai adquirindo cognição sobre o curso de maneira gradual e fragmentada. Não raro, o aluno ignora a conexão entre os conteúdos apreendidos e a usabilidade de tal teoria.


Os efeitos do ensino compartimentado, oferecido em “caixinhas” e muitas vezes sem conexão com a realidade, podem estar relacionados com a desmotivação, o desinteresse e até a evasão. Nesse último caso, observa-se alunos desistindo do curso, por considerá-lo “chato” ou distante do que imaginou. O jovem por exemplo, que sonhou em ser arquiteto terá um longo caminho na graduação até ser capaz de fato de criar um projeto completo e até lá passará por aulas de História da Arte e Arquitetura, Metodologia de Pesquisa e muito cálculo e nessa trajetória pode vir a desmotivação... A pergunta é, pode ser diferente?


Sim, pode! Existem muitas estratégias para tornar a aprendizagem mais significativa, interessante, estimulante e que incentivem os alunos a buscar conhecimentos além das caixinhas normalmente oferecidas. Uma dessas estratégias é o Projeto Integrador, ou seja, é uma estratégia de aprendizagem que proporciona a interdisciplinaridade entre os diferentes conteúdos trabalhados no currículo, pode proporcionar uma prática na área profissional desde do primeiro semestre.


Conheça mais sobre o Projeto Integrador


O principal objetivo é integrar diferentes conteúdos, inserindo de maneira sistêmica tudo que envolve o desenvolvimento de um dado projeto, originando-se de situações reais – em que o estudante tem a oportunidade de colocar em prática a teoria estudada. A ideia principal é integração, dando sentido ao até então compartilhamento de conteúdos aumentando o sentido de serem trabalhados.


Nesta perspectiva, conhecimento útil é aquele que tem valor de uso contextualizado. Dessa forma, o acadêmico tem a oportunidade de aproximar-se da realidade da profissão escolhida, agindo na solução de problemas técnicos, sociais, políticos e econômicos, visando a interface e o desenvolvimento da comunidade. Além disso, tem o fator motivacional pois torna os processos de ensino e de aprendizagem mais dinâmicos, significativos, práticos e atrativos aos alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais para a compreensão da realidade local, em particular do mundo do trabalho.


Saiba mais sobre retenção de alunos: bit.ly/gestao-e-retencao-de-alunos



MILENA MASCARENHAS

Coordenadora de Soluções de Aprendizagem

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais