As dificuldades de inclusão de estudantes com deficiência nos diferentes espaços educativos tem sido alvo de debates do ponto de vista da democratização do acesso e permanência destes, suscitando ações coerentes com os princípios e as políticas inclusivas que se inserem nesta perspectiva no contexto brasileiro.

 

Na medida em que a inclusão implica em ensino adaptado às diferenças e as necessidades individuais, a proposta de “democratizar as oportunidades” de acesso presente nas atuais políticas de acesso à educação, devem pautar-se também por este princípio inclusivo.

 

Dessa forma, espera-se das Escolas/IES, ações de acessibilidade e permanência para todos que nela ingressam. Políticas institucionais e ações que favoreçam não somente a acessibilidade física, mas especialmente, o processo de aprendizagem de pessoas com deficiência como práticas efetivas no cotidiano pedagógico (acessibilidade atitudinal).

 

Ressalta-se ainda que nas instituições educacionais, as ações inclusivas são utilizadas como critério de avaliação para o processo de autorização e reconhecimento, avaliação dos seus cursos, com indicadores específicos para acessibilidade física e atitudinal, assim como está presente nos Requisitos Legais Normativos do SINAES.

 

Objetivo 

Compreender os pressupostos teóricos da Educação Inclusiva, problematizando questões sobre o acesso e a permanência das pessoas com deficiência nos diferentes segmentos educativos de forma a favorecer o desenvolvimento de ações inclusivas.

 

A quem se destina

Mantenedores, Reitor, Diretor Geral, Pró-Reitores ou Diretores Acadêmicos, Coordenadores, Gestores Educacionais e Escolares que desejem compreender melhor o tema.

Datas de Início

1ª turma: em breve

Conferências on-line
1ª turma: em breve

 

Horário

15h às 17h

 

Investimento

1ª turma: R$ 600,00

 

Carga Horária

30h
 

 

INSCREVA-SE

 

DESCONTOS ESPECIAIS PARA GRUPOS

20%

E

de desconto para os 04 cursos

*Pacote de desconto para quem cursar os 4 cursos: 1-Metodologias Ativas e Integração de Tecnologias no processo de Ensino –Aprendizagem; 2- Acessibilidade Pedagógica - A Inclusão no Ensino Superior; 3 - Práticas Pedagógicas Inovadoras para os Nativos Digitais; 4- Mediação Pedagógica e Tutoria On-Line

Metodologia

Videoconferência

on-line

 

Mídiateca de apoio em regime de curadoria

Fóruns sobre
o tema

Debates on-line

Oficinas e atividades 
on-line

Certificado

O participante que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento, terá direito a certificado.

Facilitador

Adriano de Sales Coelho, Prof. Dr.

Pesquisador em Gestão da Inovação aplicado à Educação - PUC/SP
Consultor Hoper Educação e Diretor Inovações Metodológicas UNIVEL.

Tire suas dúvidas:

(45) 3026-0130

cursos@hoper.com.br

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.