Datas de início
100% Assíncrono - Acesso por 3 meses
Carga Horária
3h
CURSO ON-LINE
CENSO DA EDUCAÇÃO
SUPERIOR 2018 -
ANÁLISE ESTRATÉGICA PARA MERCADOS REGIONAIS

Objetivos:
-
Apresentar a análise das informações do Censo da Educação Superior 2018, segundo a visão Hoper.
-
Apresentar as estruturas e vulnerabilidades nas disponibilizações das informações e bases de dados do Censo da Educação Superior 2018.
-
Técnicas de leitura de mercados, considerando as Informações do Censo.
-
Cenários Prospectivos Hoper.
O curso é organizado em 6 módulos temáticos, com duração de 30 minutos cada. Onde será ofertado aos participantes acesso as prospectivas dos mercados Presencial e EaD, segundo a visão Hoper, com base na análise dos resultados do censo da educação superior 2018.
Nele você aprenderá técnicas de melhoria no ato de avaliar e trabalhar estratégias para o mercado local e terá também uma perspectiva dos cenários Hoper para o setor: premissas de trabalho, pesquisas Hoper e exercícios de cenários.
Conteúdo programático
Módulo 1:
Apresentação do curso, funcionamento do Sistema de Avaliação Brasileiro e como é feita e disponibilizada a coleta de informações. Vulnerabilidades do censo. Principais pontos:
-
Inep/Mec
-
Avaliação da Educação Superior
-
Calendário de Coleta
-
Bases de Dados
-
Liberações dos Resultados
Módulo 2:
Será apresentado as principais caraterísticas e resultados (público e privado) do Censo da Educação Superior 2018. Principais pontos:
-
Características Censo 2018
-
Principais Resultados
-
Atendimento da Rede Pública
-
Atendimento da Rede Privada
-
Síntese
Módulo 3:
A configuração do mercado PRESENCIAL, considerando seu histórico, nível de desenvolvimento e condições da concorrência Brasil. Principais pontos:
-
IES
-
Ingressantes
-
Matrículas
-
Cursos
-
Principais IES/Players
Módulo 4:
A configuração do mercado EAD, considerando seu histórico, nível de desenvolvimento e condições da concorrência Brasil. Principais pontos:
-
IES
-
Ingressantes
-
Matrículas
-
Cursos
-
Principais IES/Players
Módulo 5:
Técnicas de avaliação mercadológica, visando a melhoria no ato de avaliar e trabalhar estratégias no mercado, Brasil e local. Principais pontos:
-
Ascendência de Mercados
-
Desenvolvimento Cronológico
-
Posicionamento Estratégico
-
Força da Marca
-
Acompanhamento da Concorrência
Módulo 6:
Os benefícios de trabalhar com técnicas de cenários no mercado educacional. Apresentação dos Cenários Hoper para o setor. Principais pontos:
-
O Exercício de Cenários
-
Premissas de Trabalho
-
Pesquisas Hoper
-
Técnicas de Cenários
-
Cenários Hoper Brasil
A quem se destina:
Pesquisadores do mercado educacional. Gestores de IES. Procuradores Institucionais da IES (PIs). Coordenadores de Comissão Própria de Avaliação da IES (CPA). Analistas de mercado.
Metodologia:
Aulas expositivas, gravadas em formato de teleconferência. É orientado ao participante realizar análises, considerando as informações disponibilizadas (materiais de apoio Hoper), similares as apresentadas durante o curso.
Materiais Complementares:
-
Relatórios específicos do Censo 2018
-
Arquivos em formato de planilhas de Excel para uso posterior
-
Relatórios modelos de Cenários Prospectivos
-
Apresentações dos módulos
Facilitador:
Paulo Presse
Coordenador da área de Estudos de Mercado da Hoper Educação
Matemático, especialista em estudos mercadológicos; coordenador da unidade de Pesquisas e Estudos de Mercado da Hoper Educação; organizador e autor da publicação Análise Setorial da Educação Superior Privada do Brasil, hoje em sua 12ª edição; especialista em Docência do Ensino Superior e em Gerenciamento e Avaliação de Projetos; professor no curso Gestão Sistêmica da Hoper Educação; pesquisador e palestrante sobre temas relacionado ao Mercado Educacional Brasileiro; autor e professor dos cursos: Marketing Intelligence e Inteligência Competitiva para IES de Pequeno Porte, ambos oferecidos pela Hoper Educação.
Obs: O participante receberá o login e senha para acesso à plataforma e materiais do curso, tão logo seja confirmado o pagamento.
Investimento: R$ 700,00*
*Descontos especiais para grupos da mesma instituição.