Informativo Quinzenal

26.08.2019

Quem trabalha com o sistema e-MEC no seu dia a dia, deve ter tido uma surpresa positiva como eu tive no segundo semestre do ano passado e primeiro semestre deste ano. Na época da abertura do sistema para solicitar autorização de novos cursos, um rol enorme de novas opções foi disponibilizado. Particularmente, achei incrível a abertura que o Ministério da Educação estava proporcionando. Não que se pedíssemos por ofício, não seríamos atendidos, ma...

06.08.2019


Na difícil configuração atual do mercado de educação superior brasileiro, a modalidade EaD mantém a sua trajetória com crescimento, rumo a consolidação. Os marcos regulatórios em 2017/2018 oportunizaram uma grande expansão de polos e flexibilização na oferta, o número de polos subiu de 2.947 em 2016 para 10.942 registros (no sistema E-mec em agosto de 2018). Aumentaram também o número de IES, no censo de 2017 tivemos 166 IES figurando como ofert...

24.06.2019

A Gestão por Processos possibilita gerenciar mudanças organizacionais e melhorar a capacidade competitiva da IES através do maior sinergismo entre os vários departamentos da instituição. Proporciona também o aprimoramento do modelo cultural da instituição a partir do desenvolvimento da maturidade dos seus processos.


Uma IES é uma coleção de processos. Um processo é um grupo de tarefas inter-relacionadas e sistematizadas, dirigidas à realização de...

10.06.2019

A compra em caixas automáticos de supermercados está se popularizando e expandindo das grandes redes para o mercadinho da esquina. Há menos de três anos vimos pela primeira vez o projeto da Amazon para o supermercado do futuro, sem caixas, sem filas e sem funcionários. Neste modelo, a Amazon usa câmeras e sensores para detectar os movimentos dos compradores e entender o que eles retiram das prateleiras. Quando o cliente sai da loja, a empresa cob...

27.05.2019

A formação de líderes que desenvolve em sua instituição hoje é capaz de criar massa crítica para um novo modelo mental das lideranças e de fato mover para a ação? Veja como pensar esse processo de desenvolvimento de maneira realmente efetiva.

quando falamos de formação de líderes em instituições de ensino nos vemos diante de dois grandes desafios iniciais. O primeiro é comum a qualquer formação de liderança que é conseguir o engajamento dos profi...

13.05.2019

A elaboração de um plano de sucessão para a IES, é tema que cada vez mais ocupa a reflexão dos mantenedores no atual contexto do setor. 

Tal preocupação deriva de uma ampliação nas transições geracionais e na realidade da educação superior privada brasileira, que apresenta alta concentração e complexidade. 

A título de exemplificação, das 2.151 IES particulares (ano base: 2017), 60% delas representa não mais que 10% do market share do segmento, e...

29.04.2019

Está na missão de muitas instituições de ensino formar o profissional para o mercado de trabalho. Por isso, é dever das IES conhecerem os impactos que as novas tecnologias estão irrompendo sobre o trabalho.

Contratar o serviço de um programador, designer, redator, tradutor, financeiro, administrativo, ou jurídico nunca esteve tão fácil. E a facilidade nem passa perto das recentes reformas trabalhistas. É a tecnologia que está promovendo uma das fo...

25.03.2019

Inovação implica termos um novo olhar sobre o status quo para identificar oportunidades de novas abordagens sobre a nossa atuação. E as melhores ideias de inovação surgem das discussões com pessoas de organizações variadas, pertencentes ou não ao mesmo segmento, que ampliam nossa percepção sobre o mercado, o negócio e as pessoas envolvidas no processo.

No caso das Instituições de Ensino, como posso transformar a experiência do meu aluno, aproveita...

11.03.2019

No Brasil temos aquela tradição de Lei que “pega” e Lei que “não pega”. Na área educacional estamos vivendo esse momento. Em 2015, o Conselho Nacional de Educação – CNE aprovou a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Essa orie...

25.02.2019

Qual o impacto destas mudanças para sua IES?

A Resolução CNE/CP no 2, de 1º de julho de 2015, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em Educação Básica, nível superior, nos cursos de licenciaturas, formação pedagógica para graduados e segunda licenciatura, além de formação continuada na área.

A Resolução é bem completa e detalha várias mudanças necessárias para todos o...

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