Edição nº 07– Setembro/2006 ..............................................................www.hoper.com.br

A CONSOLIDAÇÃO DO SETOR DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL

A proliferação dos grandes grupos e das "holdings" educacionais vem trazendo um fenômeno novo para o ensino superior brasileiro - a consolidação do setor. Acompanhando uma tendência mundial, a consolidação do setor trará significativas mudanças no cenário competitivo do setor privado, principalmente no que se refere à sobrevivência das pequenas IES.

Leia mais...

Ryon Braga
E-mail: ryon@hoper.com.br



L A N Ç A M E N T O

Redução de Custos

A Hoper Consultoria Acadêmica desenvolveu um modelo inovador de redução de custos da atividade fim de uma instituição de ensino, com base na utilização de 20% da carga horária do curso com atividades não-presenciais.

O modelo utilizado pela Hoper não se utiliza de disciplinas à distância, mas sim de uma metodologia interdisciplinar, que proporciona uma economia em maior escala do que a obtida com a substituição de disciplinas, bem como, um maior ganho na qualidade acadêmica do curso.

Consultoria Acadêmica

A partir de julho deste ano a Hoper Consultoria passou a oferecer a seus clientes uma completa gama de serviços de consultoria também na área acadêmica, indo desde projetos pedagógicos de cursos, até a transformação de faculdades isoladas em Centros Universitários.

Emprestando sua credibilidade de 10 anos em consultoria de gestão e contando com a coordenação de um dos mais respeitados especialistas na área acadêmica do ensino superior brasileiro, a Hoper Consultoria já iniciou com 7 clientes nos primeiros dois meses de atuação no mercado no segmento acadêmico.

Leia mais...

Negócios

Aquisição de IES em Belo Horizonte
Grupo de investidores interessados na aquisição de instituição de ensino superior de médio porte na cidade de Belo Horizonte - MG.
Contato direto com o Prof. Ryon Braga no telefone (27) 3389-4225.

Sistemas de Ensino (educação básica)
Hoper Consultoria procura Sistemas de Ensino (que atuem com material didático em escolas de educação infantil, fundamental e médio) que estejam interessadas em vender sua carteira de clientes.
Maiores informações: (27) 3389-4225.

Curso de Gestão Sistêmica de Instituições de Ensino


Teve início a terceira turma do tradicional curso de Gestão Educacional da Hoper. A turma conta com 60 alunos (gestores e mantenedores de IES) oriundos de 29 cidades e 14 estados do Brasil. Como essa turma ficou com lista de espera de interessados, já abrimos as reservas para a próxima turma, que terá início em abril de 2007.

 

Análise Setorial


Análise Setorial por Unidade
da Federação (Estados)


- Evolução do número de instituições;
.. matrículas; inscritos; vagas oferecidas;
.. alunos ingressos; docentes e funcionários.
- .Relação ingresso-vaga
- .Evolução da relação ingresso-vaga
- .Matrículas, Ingressantes e Vagas por
...Municípios
- .Percentual do crescimento da demanda
...por município.

 

 

 

 

 


Já ultrapassa a 150 o número de IES assinantes da Análise Setorial do Ensino Privado no Brasil. Não fique desinformado, faça a assinatura para sua instituição do mais completo documento de avaliação mercadológico do setor de ensino superior privado brasileiro. O documento aborda os seguintes tópicos:


Tópicos Abordados
- Projeção do Crescimento da Demanda no Ensino Superior
- A Demanda no Ensino Médio e sua Repercussão no Ensino
.. Superior
- O Perfil da Competitividade no Setor Educacional
- "Diluição da Demanda"
- .Fechamento de Algumas IES
- . Expansão Geográfica das Grandes IES
- .Consolidação do Setor
- .Evolução na demanda dos diferentes cursos
- .Perfil Econômico-Financeiro do Setor
- .Tendências e perspectivas 2010
- .Projeções da Demanda para 2005-2010
- .Tendências na educação internacional
- .Tendência na educação brasileira
- .Tendência no marketing e na comunicação da IES
- .Mudanças no perfil dos ingressos.
- .Variações nos motivos para a escolha de uma IES.
- .Análise da decisão de compra de serviços educacionais.

Leia mais...

 


Hoper RH - Seleção de Executivos para IES

Hoper RH seleciona coordenador para o curso de jornalismo em IES de referência na cidade de Goiânia (GO). Terá a preferência os candidatos que possuírem doutorado.

A Hoper RH é a divisão da Hoper Educacional especializada na Seleção de Executivos para o Setor Educacional. As instituições que estão em busca de maior competência na gestão através da profissionalização de seus quadros, não pode deixar de utilizar os serviços de seleção e recrutamento de quem já atua no mercado há 15 anos e conhece bem o perfil de profissional adequado aos diversos cargos diretivos de uma IES.

Leia mais...

Grupo Hoper

Considerada a empresa pioneira no marketing educacional e planejamento estratégico para instituições de ensino no Brasil, a Hoper é, atualmente, a empresa de consultoria educacional mais citada pela mídia impressa brasileira, com 26 citações nos últimos 03 meses, incluindo veículos como a Revista Veja, Revista Época, jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Zero Hora, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, entre outros.

Entre seus clientes de consultoria encontram-se grandes instituições de ensino superior, como a Universidade Anhembi Morumbi, Universidade de Salvador (BA), Universidade Tiradentes (SE), Universidade Fumec (MG), Universidade de Cuiabá, Centro Universitário São Camilo (SP) e, bem como, grandes redes de ensino básico, como a Rede Salesiana de Escolas da ISJB, que inclui 19 instituições de ensino.

Na parte editorial, foi responsável pela produção de conteúdo e criação gráfica da Revista @prender por dois anos e, atualmente, desenvolve diversas coleções de livros para o ensino superior.

No setor de ensino, a Hoper Educacional realiza anualmente o curso de "Gestão Sistêmica de Instituições de Ensino", atualmente indo para a quarta turma, com uma rede de relacionamento de 180 gestores educacionais em constante atualização.



Parceiros




Bússola Educacional é uma Newsletter mensal da Hoper Consultoria, Pesquisa & Editora Ltda.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Edição nº 07– Setembro/2006 .....................................................www.hoper.com.br


Artigo do Mês
A Consolidação do Setor de Ensino Superior Privado

Ryon Braga
E-mail: ryon@hoper.com.br

Foi fácil prever o fim da expansão da demanda para o setor. Bastou acompanhar os indicadores demográficos, de matriculados no ensino médio e de renda. Dessa forma, desde 2001 já sabíamos que a partir de 2005 o crescimento da demanda de ingressantes seria muito pequeno, quando comparado com o período de 1997 a 2003, que chegou a ser de mais de 150% no total.

Também foi fácil concluir que muitas IES iriam passar por dificuldades a partir de 2005 e, inclusive, ousar prever o fechamento de algumas centenas dessas instituições. Bastou para isso perceber o movimento de aberturas de novas IES e do aumento do número de cursos e vagas, muito acima dos percentuais de crescimento da demanda. Bastava um simples raciocínio para verificar que uma brutal "diluição da demanda" estava se configurando no horizonte das IES privadas, com conseqüente aumento da taxa de ociosidade para patamares insustentáveis (hoje mais do que 50% das vagas do setor privado estão ociosas).

Atualmente, no entanto, ocorre um movimento no setor, mais impactuante dos que os descritos acima, que não foi identificado nem previsto por ninguém. Trata-se da consolidação do setor. A consolidação aqui se refere ao movimento de ampliação, aquisição e fusão de IES, gerando grandes instituições que passam a concentrar boa parte do alunado do país.

Do mesmo modo que ocorreu com diversos setores da economia, como supermercados e bancos, o setor de ensino privado deflagra uma "corrida de gigantes" rumo a uma maior concentração de alunos e possibilidade de economia em escala. Os grandes grupos educacionais tornam-se maiores a cada dia, aumentando muito a dificuldade das pequenas IES em manterem-se competitivas.

De um lado, temos as grandes IES, em permanente expansão com o objetivo de atuarem em todo o território nacional. Nessa categoria estão a mantenedora da Universidade Estácio de Sá, com os seus 180 mil alunos espalhados por 56 unidades em 11 unidades da federação. Está também a Universidade Salgado de Oliveira, com mais de 60 mil alunos, presente em sete estados; a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) com seus mais de 50 mil alunos, presentes em seis estados e no Uruguai; a mantenedora da Universidade Paulista, presente em mais de 10 estados do Brasil.

Além das grandes IES, surgem no mercado as "holdings educacionais", que, em sua maioria, são conjunto de instituições mantidas pela mesma mantenedora, que passam a atuar no modelo de holding.

Na modalidade de "holding educacional" temos a Anhanguera Educacional, uma SA com 14 instituições presente em 10 cidades e com planos de expansão para 25 cidades. A Anhanguera recebeu, há um mês, um aporte de capital de U$S 12 milhões do IFC (Banco Mundial) para acelerar seu processo de expansão.

Outra "holding" que está em formação é a da mantenedora do Centro Universitário UNA, de Belo Horizonte e do Centro Universitário Monte Serrat, em Santos, formada por profissionais com grande experiência na recuperação de IES em dificuldades.

Na categoria das SA temos ainda a Veris Educacional, holding mantenedora das Faculdades IBMEC Rio e BH e das Faculdades IBTA de São Paulo, Campinas e São José dos Campos. A Veris é uma holding com alto grau de profissionalização de sua gestão e grande capacidade competitiva, com forte potencial de crescimento no mercado educacional.

Não é apenas no sudeste que proliferam as "holdings educacionais", no restante do país também temos exemplos de destaque. O Grupo Educacional UNIC, com cinco instituições (em Cuiabá, Salvador, Macapá, Rio Branco e Porto Velho) vem despontando com um dos grupos educacionais mais promissores do país. Sua qualidade acadêmica e de gestão não deixa nada a desejar às melhores IES do país.

Além dos grupos e "holdings" já consolidados, temos ainda outros em fase inicial. A Laureate Internacional, que adquiriu a Universidade Anhembi Morumbi ano passado, negocia a compra de pelo menos outras cinco IES de grande porte, podendo vir a se tornar um dos cinco maiores grupos do país.

Temos ainda o Apollo Inc., que após desfazer a sociedade com o Pitágoras, procura agora outra IES para ser adquirida. Especula-se também sobre a possibilidade de mais dois ou três grupos internacionais estarem tentando entrar no Brasil. Um deles teria possivelmente concedido um mandato à empresa Paulo Renato Consultores para negociar em seu nome com IES brasileiras.

A consolidação não para por ai. Há ainda uma dúzia de novos candidatos à holding ou grupo educacional tentando se estabelecer. O resultado disso (além da consolidação), é a geração de economia em escala com pressão sobre os valores médios de mensalidade, que tenderão a cair ainda mais, dificultando a vida das pequenas IES.

Há pouco tempo não se falava em "economia de escala" do setor, pois o maior custo é a folha de pessoal e nesta não se aplicava o ganho em escala. Com a inserção das novas tecnologias da informação no contexto da relação ensino/aprendizagem, integradas à projetos de unificação de matrizes curriculares, o ganho em escala passou a ser mais significativo no setor educacional.

Com os grandes grupos ou holdings tomando conta, sobram apenas as seguintes opções para as pequenas IES: (a) estabelecerem-se em cidades onde os grandes grupos não tem interesse de entrar; (b) encontrar um nicho de mercado e criar diferenciais para serem reconhecidas como referência no nicho; (c) serem vendidas para os grandes grupos.

 

VOLTAR


Edição nº 07– Setembro/2006 .....................................................www.hoper.com.br


Redução de custos

A Hoper Consultoria Acadêmica desenvolveu um modelo inovador de redução de custos da atividade fim de uma instituição de ensino, com base na utilização de 20% da carga horária do curso com atividades não-presenciais.

O modelo utilizado pela Hoper não se utiliza de disciplinas à distância, mas sim de uma metodologia interdisciplinar, que proporciona uma economia em maior escala do que a obtida com a substituição de disciplinas, bem como, um maior ganho na qualidade acadêmica do curso.

A Consultoria em Gestão de Custos compreende:

  • Reformulação das matrizes curriculares de todos os cursos da instituição.
  • Reformulação de todos os projetos pedagógicos dos cursos, visando atender às necessidades de redução de custo e do novo modelo de avaliação.
  • Reformulação do PDI da instituição.
  • Elaboração do PPI - Projeto Pedagógico Institucional.
  • Palestras para dirigentes, coordenadores e professores sobre o modelo a ser adotado.
  • Simulação dos processos de avaliação institucional e da avaliação de cursos.
  • Melhoria da qualidade do curso com a implantação do ensino estruturado - todas as aulas são previamente elaboradas pelos docentes e colocadas à disposição dos alunos.

VOLTAR


Edição nº 07– Setembro/2006 .....................................................www.hoper.com.br


Consultoria Acadêmica

A partir de julho deste ano a Hoper Consultoria passou a oferecer a seus clientes uma completa gama de serviços de consultoria também na área acadêmica, indo desde projetos pedagógicos de cursos, até a transformação de faculdades isoladas em Centros Universitários.

Emprestando sua credibilidade de 10 anos em consultoria de gestão e contando com a coordenação de um dos mais respeitados especialistas na área acadêmica do ensino superior brasileiro, a Hoper Consultoria já iniciou com 7 clientes nos primeiros dois meses de atuação no mercado no segmento acadêmico.

A Consultoria Acadêmica compreende:

  • ELABORAÇÃO DO ESTATUTO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO.
  • DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL PARA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA TRANSFORMAÇÃO EM CENTRO UNIVERSITÁRIO.
  • ELABORAÇÃO DO PPI - PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DE CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • DIAGNÓSTICO MERCADOLÓGICO E SETORIAL PARA COMPOSIÇÃO DO PDI.
  • ELABORAÇÃO DO PDI - PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PARA UM PERÍODO DE CINCO ANOS.
  • APLICAÇÃO DO FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO INEP PARA CREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS.
  • PREPARAÇÃO DA EQUIPE DA INSTITUIÇÃO PARA O RECEBIMENTO DA COMISSÃO DE
  • AVALIAÇÃO DO INEP.
  • ACOMPANHAMENTO DAS VISITAS DA COMISSÃO.
  • ATENDIMENTO A POSSÍVEIS DILIGÊNCIAS AO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO.
  • ACOMPANHAMENTO DA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO JUNTO AO INEP, SESu e CNE.

 

VOLTAR

 
















Edição nº 07– Setembro/2006 .....................................................www.hoper.com.br


HOPER RH
Seleção de Executivos para Instituições de Ensino

A Hoper RH é a divisão da Hoper Educacional especializada na Seleção de Executivos para o Setor Educacional. As instituições que estão em busca de maior competência na gestão através da profissionalização de seus quadros, não pode deixar de utilizar os serviços de seleção e recrutamento de quem já atua no mercado há 15 anos e conhece bem o perfil de profissional adequado aos diversos cargos diretivos de uma IES.

O recrutamento e seleção realizados pela Hoper RH consiste em:

  • Levantamento, definição e elaboração das especificações do perfil e das competências do profissional, junto a Instituição.
  • Levantamento detalhado do perfil da posição ou do processo em questão, para identificar as principais competências a serem avaliadas nos candidatos;
  • Hunting (busca dirigida do talento) junto aos nossos contatos que forem apropriados para cada posição.
  • Levantamento detalhado das características comportamentais e competências do profissional, em linha com as necessidades já diagnosticadas e definidas com a instituição.
  • Análise de currículos, testes técnicos e entrevista de pré-seleção.
  • Elaboração de relatórios confidenciais de avaliação para cada candidato qualificado.
  • Verificação das referências profissionais.
  • Apresentação dos candidatos qualificados ao cliente.

Seleção para Coordenador de curso de Jornalismo para IES de referência na cidade de Goiânia-GO

  • Perfil desejado do(a) candidato(a).
  • Título de Mestre ou Doutor (preferencialmente Doutor)
  • Atuação prévia como docente e coordenador de curso de gradução
  • Conhecimento de projetos pedagógicos na área de Comunicação Social - Jornalismo
  • Experiência em elaboração de projetos educacionais
  • Conhecimento em produção ciêntifica
  • Experiência em promover estudos para atualização dos programas, das práticas de ensino e de avaliação de aprendizagem
  • Experiência na estruturação de relatórios gerenciais

Salário de R$8.925,00 + benefícios

Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail : selecao@hoper.com.br
com assunto: Coordenador Jornalismo.

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Análise Setorial do Ensino
Superior Privado no Brasil
Tendências e Perspectivas - 2010

Após completar 10 anos dedicados aos estudos mercadológicos do ensino privado brasileiro, a Hoper Educacional reuniu todo seu material de pesquisa e ofereceu ao setor de ensino privado o mais completo estudo setorial já realizado até o momento. A Análise Setorial do Ensino Superior Brasileiro é fruto de intensas pesquisas da Hoper e da consolidação das pesquisas de mais de uma dezena de outras empresas, entre elas o MEC/Inep, IBGE, Ideal Invest, Observatório Universitário, Paulo Renato Souza Consultores, Macroplan, ABED, entre outras.

Disponibilizamos a Análise Setorial em forma de assinatura anual que inclui os seguintes benefícios:

- Análise Setorial Brasil e Tendências e Perspectivas 2010 (documento impresso).
- CD Rom da Análise Setorial Brasil.
- Análise Setorial da Unidade da Federação (Estado) sede de sua instituição.
- Duas atualizações anuais da Análise Setorial Brasil (enviada por e-mail e arquivo em PDF).
- Relatórios de pesquisas complementares, enviados bimestralmente (por e-mail e arquivo em PDF).


A Análise Setorial é um documento fundamental para:

- Realização do Planejamento Estratégico da instituição.
- Elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.
- Estudos de expansão através da criação de novas unidades (campi).
- Tomada de decisão estratégica gerencial.
- Desenvolvimento do Plano de Marketing e Comunicação.

Tópicos Abordados

- Projeção do Crescimento da Demanda no Ensino Superior
- A Demanda no Ensino Médio e sua Repercussão no Ensino Superior
- O Perfil da Competitividade no Setor Educacional
- "Diluição da Demanda"
- Fechamento de Algumas IES
- Expansão Geográfica das Grandes IES
- Consolidação do Setor
- Evolução na demanda dos diferentes cursos
- Perfil Econômico-Financeiro do Setor
- Tendências e perspectivas 2010
- Projeções da Demanda para 2005-2010
- Tendências na educação internacional
- Tendência na educação brasileira
- Tendência no marketing e na comunicação da IES
- Mudanças no perfil dos ingressos.
- Variações nos motivos para a escolha de uma IES.
- Análise da decisão de compra de serviços educacionais.

Análise Setorial por Unidade da Federação (Estados)

- Evolução do número de instituições; matrículas; inscritos; vagas oferecidas; alunos ingressos; docentes e funcionários.
- Relação ingresso-vaga
- Evolução da relação ingresso-vaga
- Matrículas, Ingressantes e Vagas por Municípios
- Percentual do crescimento da demanda por município.


Coordenação Geral
Ryon Braga

Realização
Hoper Educacional – CM Consultoria – Ideal Invest

Publicação
Editora Hoper

Valor da Assinatura Anual = R$ 890,00


Editora Hoper
0800 283 9030
www.hoper.com.br
hoper@hoper.com.br

VOLTAR